10 dezembro, 2011

ESCURECIMENTO GLOBAL x AQUECIMENTO GLOBAL

 Segundo o documentário de BBC, escurecimento global é a diminuição da quantidade de radiação que chega à superfície terrestre devido às partículas poluidoras lançadas na atmosfera, como exemplo o dióxido de carbono e micro partículas de poeira e outros poluentes que se instalam nas nuvens. Portanto sendo a poluição depositada nas nuvens impede a reflexo dos raios solares na terra, sem isso não tem radiação, sem radiação não há evaporação, sem evaporação não tem chuva. Sendo assim, com o raio solar impedido de penetrar na terra o planeta ele se torna mais escuro e frio. Um estudo recente indicou que o efeito dos aerossóis contribui para o resfriamento do planeta, uma surpresa, já que até o momento ele era um dos grandes vilãos do efeito estufa.

Cientistas dizem que o escurecimento global é o grande causador de secas, levando milhares de pessoas à morte já que não há evaporação.

Em contrapartida existe o tão temido aquecimento global e muitos cientistas acreditam que se resolver o problema do escurecimento global, o planeta poderá ficar ainda mais quente. Eis então um paradoxo, “aquecimento versus escurecimento Global”. Qual seria o pior? A mesma causa da doença é a mesma da cura?

Essas perguntas nos levam a outras dúvidas: Não seria uma forma de fazer com que continuemos a manter certo nível de poluição achando que é a solução? Não seria uma forma das grandes indústrias manterem sua produção sem que haja grandes interferências?
Qual sua opinião?

Nenhum comentário: