29 setembro, 2011

CANCER E MEIO AMBIENTE

Ontem numa entrevista ao programa DE FRENTE COM GABI a Dra. Silvia Brandalise, médica oncologista que preside o Centro Boldrini, afirmou que os grandes fatores de risco para contrair o CANCER são os poluentes ambientais.


Cancer de mama

A maioria dos casos de câncer (80%) está associado ao meio ambiente, no qual encontramos um grande número de fatores de risco. Os fatores hereditários hoje estão abaixo de 10%.

Entende-se por ambiente o meio em geral (água, terra e ar), o ambiente ocupacional (indústrias químicas e afins) o ambiente de consumo (alimentos, medicamentos) o ambiente social e cultural (estilo e hábitos de vida). 


Um dos fatores que contrubuem para essa doença são os pesticidas, que são chamados também de "defensivos agrícolas". Esses defensivos são utilizados nas plantações para matar as pragas, mas acabam penetrando nos alimentos e consequentemente consumidos pelo homem. Outro fator de risco são os esteróides, ou seja, "hormônios" que são injetados em animais como o "frango". Para se ter uma idéia, um frango de quintal leva em média 3 meses para ponto de abate, já nas granjas apenas 45 dias com quase o dobro de peso. Esse é o efeito dos hormônios e também um dos principais responsáveis pelos casos de CANCER NOS TESTÍCULOS e de MAMA.

Cancer testículos
Além disso, já existe uma tese que comprova uma quantidade absurda de defensívos agrícolas no leite materno.

O que fazer? Drª Silvia diz: "O objetivo é incentivar as próximas populações a evitar os fatores de risco".

Um simples pesticida para eliminar formigas causam danos a saúde de todos. Muita gente ainda usa Roundup para eliminar matos em quintais. Um crime!
Evitar qualquer produto químico é um grande passo para evitar essa doença, além de hábitos saudáveis.

DÊ PREFERÊNCIA AOS PEQUENOS AGRICULTORES FAMILIARES DA SUA CIDADE, ONDE CORRE UM MENOR RISCO DE CONTER PRODUTOS NOCIVOS À SAÚDE.

FONTES:
BBC
DIÁRIO DE CUIABÁ
INCA
COMIDA IG

2 comentários:

Dicas Femininas disse...

Olá flor passando pra conhece seu blog , e adorei tudo vc esta de parabéns estou seguindo vou adora ter vc no meu blog beijos flor..

http://rosanadicasfemininas.blogspot.com/

Pedro disse...

Seu blog é muito interessante, parabéns!