24 agosto, 2011

LIXO: O QUE É CHORUME?


Definição
Chorume é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas. As transformações que o lixo sofre nesse processo é devastador para a sua saúde e bem estar.
Esse líquido é muito encontrado nos lixos em sua casa, em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável (odor de coisa podre).

Essa bomba chamada CHORUME é diariamente alimentada. Ela pode estar prestes a explodir ao seu lado.
O lixo exposto ao ar, atrai primeiro as bactérias e os fungos. 

O cheiro da decomposição se alastra com o vento e atrai outros organismos, como baratas, ratos, insetos e urubus. Assim os vetores de muitas doenças se instalam. Com o tempo o lixo decomposto produz o chorume, um produto do lixo que é 10 vezes mais poluente que o esgoto. 
lavras de moscas
 O chorume é um forte dissolvente de tintas, resinas e outras substâncias químicas e metais pesados de alto poder tóxico. Com esse poder, infiltra-se na terra contaminando o solo, impedindo o crescimento das plantas e podendo chegar aos lençóis freáticos ou de água subterrânea. 

Lixo sem tratamento e coleta é doença na certa. Vale lembrar que para cada real investido em saneamento, economiza-se 5 reais em internação hospitalar.

Por isso, o processo de tratamento do chorume é muito importante para o meio ambiente e consequentemente para a saúde humana.
Caso não seja tratado, além de atrair animais vetores e mau cheiro, ele pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando a contaminação para estes recursos hídricos. Neste caso, os peixes podem ser contaminados e, caso a água seja usada na irrigação agrícola, a contaminação pode chegar aos alimentos (frutas, verduras, legumes, etc).


Existe também o necrochorume que é o líquido resultante do processo de decomposição de cadáveres. Há também, neste caso, a necessidade do tratamento desta substância nos cemitérios.

Então, vamos fazer nossa parte e procurar não jogar lixos nas ruas e melhor ainda...fazer uma bela composteira caseira. Será bom para o meio ambiente e melhor ainda, para sua saúde e daqueles que você ama.


Composteira caseira? Clique aqui!

4 comentários:

Diego disse...

Muito interessante esse post!

Marcelle e Mayara disse...

Oi!!! Gostei muito do seu Blog! Estou te seguindo passa lá no meu e me dá uma ajudinha também!!! Bjos http://pensaseeufosserica.blogspot.com/

Marcelle e Mayara disse...

Oi!!! Gostei muito do seu Blog! Estou te seguindo passa lá no meu e me dá uma ajudinha também!!! Bjos http://pensaseeufosserica.blogspot.com/

CLAUDIA disse...

Sane bom dia! obrigado por indicar a composteira no seu blog, a minha teve que ser incinerada toda, por causa dos caramujos africanos, agora começo a preparar outra, mas primeiro vou adquirir um lesmicida por que os caramujos além de destruirem as plantas transmitem doenças, assim que estiver refeito mando notícias,abraços.