13 agosto, 2011

PROJETO RECICLAR - UFV/MG

Minhas férias foi de atividades bem culturais e muito proveitosa para meu curso de Gestão Ambiental. Passando por Minas Gerais em Juiz de Fora, Viçosa, dois dias em Ouro Preto, Ipatinga e Iapú.

Vou começar falando de Viçosa.
Passamos só para pernoitar mas ao partirmos entramos na Universidade Federal (UFV) e fiquei impressionada por sua grandiosidade. Sinceramente fiquei doida de vontade em estudar lá (quem sabe um dia).
Rodamos quase tudo, até porque é uma CIDADE de tão grande. Entre tantos, passei pelos departamentos de Engenharia Florestal, Fruticultura e por fim encontrei o Projeto Reciclar.


 



Ao avistar a placa do Projeto Reciclar, fui entrando pelo portão e perguntei ao funcionário Rafael se poderíamos conhecer o projeto e mais que depressa ele me apresentou aos senhores Cássio e Paulo,  no qual são pessoas humildes, porém com sabedoria que poucos têm. São homens preparados, que entendem a importância de seus trabalhos e sabem falar (expressar) como poucos que conheço. Nos explicaram e tiraram todas as dúvidas que tínhamos. Fomos muito bem recebidos.


O projeto é um dos poucos que estão dando certo, pois o objetivo tem sido alcançado através de apoio dos estudantes e funcionários no qual os mais necessitados são beneficiados com os recursos dos resíduos vendidos, recebendo ajuda médica, viagens, etc.. Com isso, muitos se mobilizam e faz acontecer.

De acordo com informações cedidas pelo Sr. Cássio e Sr. Paulo, só são recolhidos materiais basicamente limpos para que não ofereçam riscos aos funcionários. Além disso, mesmo que contratasse um funcionário para essa função, o tempo que se leva para lavar esse tipo de material não é viável financeiramente pelo baixo valor do produto. Sendo assim, muitos desses e outros resíduos são descartados na natureza por não receberem o tratamento adequado.
Isso funciona não só nesse projeto, mas em todos os locais, principalmente aos catadores de rua. Sendo assim, é importante a conscientização da população no que diz respeito à separação de lixo, pois não basta apenas separar. Tão importante quanto separar é também lavar os resíduos, deixando basicamente limpos para que sejam recolhidos e destinados às empresas.


Minha ida à Viçosa foi assim...MUITO proveitosa.
Para finalizar, deixo essa plaquinha que achei o máximo! rsrs

Quer saber mais detalhes sobre esse projeto maravilhoso? Acesse o site: 

Nenhum comentário: