21 março, 2011

Arraial do Cabo/RJ

Imagens by Sane

Lindo o local da imagem ao lado, não é?
É muito estranho pra eu entender as pessoas que dizem adorar as tartarugas que ali estão, mas jogam coisas nas pedras, mar e solo.
É muito estranho pra mim, entender pessoas que param para tirar suas belas fotos, aproveitando-se da beleza do local e elas mesmas jogam seus resíduos em qualquer canto. Não consigo entender.

Domingo fomos numa prainha no Morro da Cabocla em Arraial do Cabo. Fizemos uma trilha de 10 minutos e quando chegamos lá, havia muita sujeira. Sacolas plásticas agarradas nas pedras, muitas garrafas de vidro e muitas Pets, além de pedaços de isopores e linhas de pescas por todo canto.


Não pude curtir um local lindo como aquele, mas com esses problemas e não fazer nada.
Foi então que encontrei uma sacola de nylon, daquelas de farinha, enfiei uma sacola nas mãos servindo como luvas e me enfiava pela vegetação do local recolhendo os lixos. A princípio ficou tudo limpinho, mas ainda sim ficou muito lixo pelo local.
As pessoas iam passando e deviam achar que eu era uma "catadora" ou uma louca. rs
Engraçado é que quando terminei de limpar aquele cantinho da imagem abaixo, um casal se abrigou ali para fugir do sol. Um local antes imundo.

Durante o período que fiquei ali, passaram um grupo de "Desbravadores"cada um com sua sacolinha nas mãos para catar lixos das trilhas.
Muito importante grupos como os Desbravadores e Escoteiros que ensinam desde cedo as crianças a serem "pessoas" conscientes e educadas. Ao passar por mim, tiraram fotos dos lixos que catei, além de CADA UM deles me dar um educado "Bom Dia".

Enfim, era apenas para eu fugir do estresse, mas voltei pela trilha com 2 sacolas pesadas de lixos, rasgando e cortando minhas pernas. Estou com braços doloridos, mas, com a consciência em paz.
Espero que as pessoas que por ali estavam e passavam possam, se conscientizar.
Afinal, não somos "donos" do planeta, apenas inquilinos no qual PRECISAMOS nos abrigar e viver. Dependemos dele.

Tchui!!

Nenhum comentário: