22 março, 2011

IGUABA GRANDE/RJ

Com tantos casos de DENGUE na região e até hemorrágica na minha cidade, "resolvemos catar" alguns frascos descartados por alguns comerciantes em um terreno baldio próximo à minha casa.
Para minha surpresa, não se tratava apenas de alguns frascos de óleo e garrafas, mas ao "fuçar" a área, descobri que a coisa está bem pior, as pessoas estão fazendo daquele local uma "lixeira".
Isso explica porque aparecem tantas MOSCAS já que o lixo é o principal responsável, devido a grande variedade de resíduos que servem para sua alimentação.
Como podem reclamar de doenças, se essas mesmas pessoas jogam copinhos de guaraná natural e outros resíduos em qualquer canto, favorecendo a proliferação da Dengue.
De qualquer forma, limpei o que pude recolhendo materiais que pudessem acumular água.
Os governantes tem a OBRIGAÇÃO em cuidar da cidade, mas NÓS temos o DEVER de mantê-la limpa.

MAS...Independente do falta de educação dos munícipes e turistas, CADÊ os gestores responsáveis pela coleta de lixo e limpeza dessa cidade? Cadê um projeto de disseminação da educação ambiental e  oferecer à população desinformada, para que entenda que isso é um grave problema de saúde pública?
Sacolão de lixo recolhido por mim
Todas essas imagens eu quem tirei na rua da minha casa. Notem os pneus, estavam cheios de água acumulada e com larvas do "aedes aegypti". 


Outra situação que incomoda é o dono desse comércio, "Casa dos Pisos". Ele manda seus funcionários jogar as cerâmicas no chão, espatifando-as, além de papelões, fios de nylon, plásticos, etc. do qual jogam no canto do poste de iluminação e pior, ainda põe fogo.
Alguns moradores já conversaram com os funcionários e até o dono pedindo que ele não faça mais isso, mas não adiantou. Ainda fiquei sabendo que essa pessoa virá candidato à prefeito!
Placa para sinalizar a rua feita por um morador
Meu filho gosta de andar de bicicleta na rua, assim como outras crianças e não estão podendo. Ele já cortou o pé ali e espero que não aconteça nada mais grave, pois a obrigação dos fiscais da prefeitura é impedir que esse tipo de coisa aconteça. Por que ainda não fizeram? Afinal está praticamente ao lado da prefeitura, no centro e pior, próximo à lagoa.
Eu pago meus impostos em DIA e onde está o serviço que deveriam nos atender?

Os entulhos dentro dos sacos na parede do comércio, já estão ali há mais de um mês.

Isso porque não envolvi o problema ambiental, pois o texto é direcionado à saúde pública.
Conseguem imaginar o que mais tem espalhado pela cidade, já que esse é apenas o retrato da minha rua, tão pequena, sem saída no centro do município?

Isso é uma vergonha!!

2 comentários:

Diego disse...

Tem reportagem no morro dos Canellas.
Acesse: www.iguabaadventure.co.cc
diegoiguaba@r7.com / diegorrebelo@gmail.com

Danielle Lage disse...

Olá, gostaria de expressar a minha preocupação com todos que residem em IGUABA GRANDE. Estão acontecendo muitos casos de DENGUE na cidade. No Pronto Socorro Municipal, a todo momento tem gente chegando com suspeita de dengue ou até mesmo com casos confirmados para fazer o controle das plaquetas. Vai ficar assim só piorando? Ainda não presenciei durante esses últimos dias onde os casos estão duplicando, triplicando, etc., a presença de carros de fumacê ou alerta em carros de som para a população. Na rua Copacabana, bairro Boa Vista - Iguaba, teve só nesse fim de semana, 6 pessoas com dengue, na mesma rua em apenas 4 dias!!!!! Deve haver algum foco nessa rua. Como ficaremos? Será que os governantes vão esperar casos de dengue hemorrágica aparecer ou até mesmo virem a óbito? Espero alguma providência dos governantes. DL